segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Compras de Natal

De ano para ano isto das compras de Natal tem vindo a piorar. Quando era pequenina nem sabia o que eram compras de Natal, o Pai Natal é que trazia as prendas, porque é que havia de ser preciso ir às compras?
Quando descobri, sem grande surpresa, que afinal o Pai Natal era o meu e a Mãe Natal era a minha, comecei a descobrir também as compras de Natal. Mas essas eram fáceis, eu pedia um presente à minha mãe e ao meu pai e depois, ou eles compravam, ou ía comprar com eles, nada mais.
À medida que os anos passam começamos a comprar prendas de Natal, para a Mãe, para o Pai, para a Mana e para a melhor amiga. Até aqui... tudo bem. São 4 ou 5 prendas, no máximo, uma tarde chega. Mas quando se começa a trabalhar a responsabilidade aumenta e as prendas também. Se nos juntarmos ou casarmos ou mesmo namorarmos com alguém a familia duplica. Cada vez nascem mais priminhos pequeninos a quem também gostamos de dar um brinquedo. Os nossos amigos começam a ter filhotes e nós a ter afilhados.
Este ano a coisa complicou, 3 afilhados, 3 Mães, 2 Pais, 4 irmãos, 1 cão, 16 priminhos, 2 priminhos por nascer, 6 avós e 3 colegas de trabalho mais próximos. Ah, estava-me a esquecer do marido / namorado / companheiro, mas essa prenda nós já comprámos há mais tempo, ficou logo resolvido em Novembro.
Contas feitas são 41 prendas, umas mais caras, outras mais baratas, mas todas custam dinheiro. O pior é mesmo a quantidade de pessoas que andam nas lojas, também devem estar como eu, todos os anos têm mais prendas para dar... só pode. Faltam 14 dias para o Natal e eu ainda não comprei as prendas todas, como boa portuguesinha que sou...
Será que perdi mesmo o espírito natalício e não o encontro? Dou por mim a fazer orçamentos e listas, para não falhar nada. Qualquer dia tenho de ter um acessor de compras de Natal! Esta quadra tem a ver com dar, mas será que é preciso esta corrida desenfreada às lojas todas? Este stress de estar a comprar sem ter a certeza se a pessoa vai gostar? Esta urgência de agradar a todos, mas sem arruinar o orçamento? Isto é que é o Natal?
Natal é juntar a família, ver o "Música no Coração" pela enésima vez na RTP1, comer doces até não poder mais e ouvir músicas de Natal todo o dia, vestir roupa verde e/ou vermelha, sorrir a toda a gente, abraçar quem não se vê há algum tempo, ou alguém que se vê todos os dias mas mesmo assim não nos lembramos de abraçar. Natal é paz e harmonia, mesmo que seja só por uma noite. Até sempre...

1 comentário:

  1. Apesar de não ir fazendo comentários, tou atenta!
    Mas desta vez tem de ser:tens razão! Mesmo com prendas de baixo valor a conta total é astronómica!
    Bjcs
    Mana

    ResponderEliminar

Atirem p'raí!