terça-feira, 3 de junho de 2008

Heróis do Mar


Vim a pé para o trabalho, com venho sempre que acordo a horas decentes, e apercebi-me que começam a surgir bandeiras nas nossas varandas e janelas. Tímidas mas orgulhosas, começam a aparecer aqui e ali... e penso que dentro de poucos dias, até ao fim de semana mais precisamente, muitas mais irão surgir.

Esta loucura das bandeiras é uma vitória do Sr. Scollari. Pessoas que normalmente até nem ligavam muito à selecção (quanto mais a futebol) identificam-se com esta causa portuguesa e fazem questão de o demonstrar aos vizinhos e a quem passa. Estamos todos a torcer por Portugal, até os "nosso" brasileiros, que não entram nesta guerra do Europeu. E eu também estou a torcer pela nossa equipa, apesar de ter a sensação que este europeu não vai correr tão bem quanto todos desejamos. Como não ponho bandeira na varanda porque o meu cão era capaz de a destruir, ponho uma bandeira aqui, no meu blog. No fundo é a mesma coisa, este "sítio" virtual é mais ou menos a varanda dos meus pensamentos...

Não consigo deixar de relacionar o Euro 2008 com o estado da nação. Vem mesmo a calhar ao Eng. Sócrates o Europeu começar agora. Fala-se de crise e de aumentos em todos os produtos e serviços. Os pescadores revoltam-se. A gasolina atinge valores nunca antes imaginados e isso reflecte-se na nossa vida do dia-a-dia mesmo quando não nos queremos lembrar da guerra no Iraque e de todos os desaires económicos que ela gerou (e não só...). Mas agora vai ser diferente, já começou a ser diferente, aliás! Quem vai torcer mais fervorosamente pelos jogadores da selecção nacional são os nossos políticos no activo. Quanto maior for a euforia popular e quanto melhores forem os resultados da equipa menos nos vamos lembrar da crise! A partir de sábado os telejornais vão começar todos com notícias do futebol e a Euromania vai andar na boca e na cabeça de todos. Fado, Família e Futebol... muito Futebol! Um pouco à imagem do que faziam os governantes da antiga Roma. Até sempre...

3 comentários:

  1. Por aqui também começam a aparecer as bandeiras nacionais para apoiar a nossa selecção durante o euro 2008 e a minha também já está na varanda. E concordo plenamente que a crise durante o mês de junho, vai ficar "adormecida"

    FORÇA PORUGAL

    ResponderEliminar
  2. Não só na antiga Roma como tambem num Portugal não muito distante. Foi aqui, neste território que António Oliveira (Salazar), mandava o povo trabalhar de segunda a sábado com um unico dia de descanço (Domingo), no qual da parte da manhã ias à missa e depois do almoço ias ao futebol, falar de politica, atreveres-te a falar da crise? Qual crise? - NÃO TINHAS TEMPO.
    Hoje a dose maciça é futebol, telenovelas, tudo para encantar.
    As revistas cor de rosa tem a vida dos VIP`S a ser comentada, como se fossem VIP`S???!!
    A minha opinião sincera sobre as classes sociais, já que falo nelas:
    Politicos - 40 anos= São os "GT`s" andam a alta velocidade, atrás do poder.
    Politicos + 40 anos= "Old Car"="Coches". Não se lhes pode tocar!
    Nós o Povo Trabalhador= somos como as putas que entregam o resultado do seu esforço aos Xulos.
    Os VIP`s = são os ciganos... Ordenado = Garantido (cada elemnto agregado familiar)
    Habitação = Gratuita (25€ mes)
    Ensino = Gratuito + subsidio mensal
    Saude = gratuita (1,5 € consulta)
    Situação Fiscal = Sempre regularizada. (até no negócio do pó).
    Pois é logo há jogo!
    Vamos lá apoiar os tugas!

    ResponderEliminar
  3. Já disseram tudo. Fiquei foi feliz por haver uma manifestação ontem! E que hajam muitas mais. E se fosse uma revolução era muito melhor.

    ResponderEliminar

Atirem p'raí!