terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Que dizer de Londres...

Adorei. É o que é. Quase tão bom como Paris, mas sem aquele romantismo latente que tão bem caracteriza a cidade da luz e que nos aquece o coração.


Londres é mais fria, mais real, acutilante... uma verdadeira "cidade grande". Temos a sensação que estamos constantemente a ser observados (e estamos...), no entanto ninguém repara em nós. Um big brother real, onde a azáfama do dia a dia não permite olhar para o lado e observar quem vai sentado no banco connosco no metro. Mas para o turista é um mar de sensações visuais. Pessoas, muitas pessoas. Também vi o Big Ben e os guardas reais e isso tudo. Picaddilly é um mundo e não o umbigo dele. Mas o que mais me marcou foram as pessoas. Todas diferentes, dos quatro cantos do mundo. Todas a conviver em paz porque estão-se simplesmente a borrifar para essas diferenças. Passamos despercebidos e pensamos que deve ser bom viver assim. Não são só as roupas que são diferentes. É a atitude.


Cá na santa terrinha quem faz ou é ou veste qualquer coisa fora da regra é olhado e remirado, com aprovação ou muitas vezes nem por isso. Em Londres vale tudo. Ninguém repara. É muito difícil sobressair. E isso foi o que mais me cativou.


Camden Town foi uma curiosa aventura. Quem gostar de compras e coisas malucas é ir até lá. O Harrods' foi uma grande desilusão, malgré todo o magnetismo de ter tudo num sítio só.


Não digo que gostasse de lá viver. Falta-me o Sol, que é essencial para mim. Mas gostava de lá voltar. Até sempre...

5 comentários:

  1. Pois eu cá gostava mt de lá ir...
    Bjcs
    Mana

    ResponderEliminar
  2. sim tambem já la tive.
    adorei, isso de todos diferentes e ninguém repara é bem verdade, quando dizes que é um mundo é porque lá estão pessoas de todas as partes do mundo.
    tive dificuldades de ver um inglês, inglês.
    e estranhamente achei-os bastante simpáticos, para aquilo que dizem deles
    quanto ao sol, tive muita sorte quando la tive em finais de setembro de 2006, chovia em portugal e tava um sol esplendoroso em londres, andei de t-shirt e tudo.

    ResponderEliminar
  3. been there, done that, loved it:D, mas para a proxima ando de transportes publicos... ainda ha uma pessoa que deve comentar que londres lhe fez bolhas nos pes... :S
    quanto ao teu comentariozinho á santa terrinha.. querida.. se nos incomodarmos com isso nao criamos a diferença..desde bastante pequenino que me habituei a ser olhado com a diferença que me caracteriza... incomoda quem se sente incomodado, nao ajuda a arranjar empregos com salarios altos em posiçoes que merecemos ou que somos mais que capazes de exercer... mas se nao houver quem se imponha ao que os santos de ca da casa ainda pensam, não ha a mudança para um dia estarmos um bocadinho mais proximos daquilo que chamamos paises civilizados.
    nunca mais me esquece um caixa de um banco de uma cidadezinha tipo leiria, mas na holanda a atender-me ao balcão de rastas e piercing... :S nao que seja uma coisa de especial mas... aki era o descalabro..
    volta la sim.. viajar faz taoooo bem a cabecinha :D
    beijokas gandes :D

    ResponderEliminar
  4. EXACTO! As cidades a sério são o máximo! E cidade a sério que se preze não pode passar sem diversidade cultural... O seu dinamismo vem daí. E Londres tem uma escala mais humana do que Paris, é menos monumental, o que muito me agrada. Volta lá no verão: a cidade pode ser incrivelmente romântica, com os parques imensos habitados por todos esses commuters que viste nos transportes, deitados na relva, a relaxar...
    Bjks de Bxl.

    ResponderEliminar
  5. Tudo o que dizes eu revi num ápice, incrível!!

    Uma senhora muito bem vestida, de blaser e saia a condizer, collant preto... e uns ténis ramelosos!! LOL
    Mas depois entendi a necessidade desta senhora (falo assim porque era ainda jovem quando lá estive... tinha uns 14/15 anos), assim que ela entra dentro de um edifício, abre o saco de plástico que levava nas mãos e saca de um par de sapatos pretos muito finos e altos :D

    Lá está a mesma sensação de que falas, alguém olhava para a senhora? Sim, eu!! LOL

    Somos mesmo pequenos...

    Beijoooooo

    ResponderEliminar

Atirem p'raí!