sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Não tenho palavras...

Não tenho palavras para descrever tamanha atrocidade. Ontem vi esta notícia e deu-me vómitos. O filho da puta que fez isto merecia que lhe fizessem os mesmo, e as pessoas que viram e não fizeram nada devia de ser todas internadas...






"Guillermo Habacuc Vargas expôs numa galeria de arte em Manágua um cão vadio que foi buscar a um bairro da lata. Sem água e sem alimentos, o cão morreu, na exposição, à vista de toda a gente. Maria do Céu Sampaio, presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal está indignada. Afirma que "isto não é arte, mas é única e simplesmente tortura num animal que não se pode defender". O cão morreu de fome à vista da frase "tu és aquilo que lês"... escrita com biscoitos para cão na parede da galeria de arte. Isabel Carlos, curadora de exposições de arte contemporânea, afirma que este tipo de arte não tem lugar nas suas exposições por ser "o chocar pelo chocar, o murro no olho, e arte baseada na provocação". Sem esclarecer se o público sabia que o cão estava a ser deliberadamente deixado morrer por inanição, Guillermo Vargas disse pretender chamar a atenção para a hipocrisia das pessoas. "O animal transformou-se em centro das atenções por estar num local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse a morrer de fome nas ruas. Ninguém libertou o cão, ou lhe deu de comer, ou chamou a polícia. Ninguém fez nada", disse ao jornal “Nácion”. Maria do Céu Sampaio rejeita a ideia de Vargas estar a actuar em defesa dos direitos dos animais, considerando-o "um medíocre, que não é nenhum artista, e quis chamar a atenção para si", promovendo-se à custa do sofrimento de um animal. Guillermo Vargas foi seleccionado para representar o seu país, a Costa Rica, na bienal de arte centro-americana de 2008, a realizar nas Honduras. A decisão suscitou fortes reacções e deu lugar a uma petição na Internet, com mais de 92 mil assinaturas, a exigir que Vargas não seja aceite na exposição."



Nota: pode-se aceder à petição em: http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html



Eu já assinei, e tu? Vais deixar passar em branco?? Até sempre...

4 comentários:

  1. desculpa la mas vou se um pouco polemico.
    Como tenho uma componente de formação artistica (atenção não estou a usar isto para me defender, nem para defender, este acto) penso ter compreendido em parte a ideia do senhor Vargas.
    ele disse uma coisa e que tu citas neste post, uma coisa muito importante "O animal transformou-se em centro das atenções por estar num local onde as pessoas querem ver arte, mas ninguém ligaria se ele estivesse a morrer de fome nas ruas."
    não podemos culpar este so este homem. temos que nos culpar a todo... quantos de nos ja não enxutou um cão vadio da frente? quantos de nos ja não recusou dar de comer a um sem abrigo? quantos de nos não gozou, ou riu com a desgraça alheia?
    todos so dias somo rodeado por momentos destes, vimos uma pessoa a ser agredida por outra, vemos fome e miseria, guerra, destruição, currupção, poluição, morte... e o que fazemos carregamos num botão e mudamos de canal.
    desculpem lá mas não é com petições para impedir este senhor de ir a Bienal Centro-Americana de Arte. é com actos. ACTOS esses que nos levem a priori impedir que este Senhor não sentisse a necessidade de transmiter esta mensagem grotesca.
    tambem não vou negar que ele não tenha proveitos com esta projecção mediatica, mas rapidamente via ser esquecido, porque muitos ja tentaram o mesmo, ja ninguem sabem quem são.

    ResponderEliminar
  2. "quantos de nos ja não enxutou um cão vadio da frente? quantos de nos ja não recusou dar de comer a um sem abrigo? quantos de nos não gozou, ou riu com a desgraça alheia?". Nunca. Nunca. Nunca numa situação tão grave como a fome ou a sede. Não concordo contigo, como aliás já deu para ver. A arte deve alertar para as injustiças e desgraças do mundo, não as deve promover numa exposição à custa da vida de seres vivos. Se fosse uma pessoa em exposição a morrer de inanição este atrasado mental estaria preso. Assim andamos aqui todos a falar dele como se fosse um grande artista. Grrrrrrrrrrrr...

    ResponderEliminar
  3. Eu já assinei!
    Agora queria era reencaminhar isto pro meu mail pra poder reencaminhar a todos os meus contactos e não consigo...
    E que tal passares isto pro teu hi5 e reencaminhares para todos?
    Assim eu já podia reencaminhar, e por sua vez estes reencaminhavam para...etc.

    ResponderEliminar
  4. A pior coisa que se vê é o mundo hipocrita que nos rodeia.Fome,injustiças e desgraças...nunca vi arte que provocasse sorrisos com estas palavras associadas.
    A arte serve para provocar abalos nos preconceitos e sentimentos em relação ao que esta errado.Por isso é arte,e não degradação.
    A hipocrisia de quem foi a esta exposição e nao fez nada revela que não é de todo uma exposição,mas sim um show do pior que temos na nossa sociedade.Um gajo que gostava de ser artista e um bando de gente completamente doida que acham que são os espertos das artes,deviam eram estar todos uma semana dentro de uma gaiola sem agua e sem comida,a serem observados num centro comercial qualquer.
    Ate já

    ResponderEliminar

Atirem p'raí!