
Com tantas situações urgentes e importantes para resolver no nosso país o nosso estimado Governo achou por bem legislar sobre piercings e tatuagens. Problemas graves como a criminalidade, a educação, a violência, a pedofilia, a saúde, o endividamento das famílias, a corrupção, etc. podem esperar para ser resolvidos. Agora a liberdade pessoal de ter ou não ter brincos e desenhos no corpo... ah, isso não! Isso é uma questão de saúde pública e tem de ser legislado!
Pelo que foi divulgado nos meios de comunicação social fiquei a saber que, a proposta de lei do PS pretende proibir tatuagens e piercings em menores de 18 anos (mesmo que os pais autorizem...) e ainda, para cidadãos portugueses seja de que idade for, piercings na língua ou genitais. As multas são para quem tem os estabelecimentos abertos e aplicadas pela ASAE (já cá faltava...) podendo ir de 1500 a 45000 euros!!
Nem sei por onde começar... ora bem, eu que nem tenho piercings nem nunca considerei seriamente fazer nenhum, ganhei de repente uma vontade estranha de fazer um... na língua! Para poder fazer caretas e pôr a língua de fora a estes senhores que inventam estas leis! Será possível que a nossa liberdade pessoal seja assim posta em causa? Eu é que sei se quero espetar ferros no meu corpo e onde é que os quero espetar! É um problema meu e ninguém tem nada a ver com isso! Que verifiquem se os estúdios têm e cumprem as normas de segurança e higiene acho urgente e imperativo! Mas que me venham dizer a mim que se quiser enfeitar a minha "balola" com um brinco isso é proibido?!?! Tenham dó!
Os menores de 18 anos não conseguem fazer piercings e tatuagens em estúdios profissionais se não tiverem uma autorização escrita dos pais. Acho bem que continue assim, porque são menores e devem respeitar a opinião dos pais nesses assuntos. Se os pais não deixarem esperam pacientemente até atingirem a maioridade e depois, se ainda quiserem, podem fazê-lo. Agora se querem e os pais deixam não vejo qual é o drama. Até conheço pais interessados que, por terem dúvidas quanto às condições de higiene e processos utilizados acompanharam os filhos nessa "operação". Não é muito confortável para os filhos terem alí os pais ao lado num momento de "afirmação" como este, mas fica muito bem aos pais! Não se limitam a assinar a autorização e ficarem cheios de dúvidas. Vão lá, vêm o que é feito e como é feito e colocam todas as dúvidas a quem lhes sabe responder!
Se as normas de higiene forem cumpridas os únicos problemas de saúde possíveis de acontecer são infecções por falta de cuidados na cicatrização. Ora, acho que por muito maluco que alguém seja, ninguém quer ter um infecção dolorosa e nojenta seja em que parte do corpo fôr! Isso é uma questão de ouvir o que os profissionais do ramo aconselham e em muitos casos até já mandam uma folhinha com os passos a seguir na manutenção de piercings e tatuagens! Não é assim tão complicado, basta ter alguns cuidados básicos!
Outra questão que me parece importante e da qual pouco se fala é a formação dos profissionais de saúde para lidar com piercings. Numa situação de emergência é importante que haja alguém que saiba que para tirar um piercing não é preciso serrotes nem arrancar a pele, basta rodar as bolinhas e desenroscar o brinco! A malta que tem piercings arrisca-se a ter um acidente automóvel ou ter de fazer uma operação de emergência por algum motivo e ficar "desfigurado" porque o serralheiro do hospital não conseguiu retirar os materiais metálicos do seu corpo... e uma leizita para legislar isto? Não?
O que é facto é que de repente os piercings voltaram à boca do povo e até já ouvi dizer que o negócio melhorou bastante. Não nos podemos esquecer que para além de ser uma "moda" com mais de 5000 anos, é, em algumas sociedades, um sinal da passagem da infância para a idade adulta. Mais do que isso, é um sinal de que vivemos numa sociedade livre e descomplexada, que aceita as diferenças e as preferências de cada um, visto que as implicações que podem ter para terceiros são ridículas a todos os níveis (menos no impacto visual, claro!).
Só mais uma perguntinha... se eu fizer um piercing genital... quem é que fiscaliza isso? A ASAE?? Ainda gostava de ver a obrigarem-me a mostrar os genitais a alguém! Até sempre...
Concordo totalmente contigo em quase tudo. No ponto em que falas em emergência médica. Por ex: Duas pessoas com piercings na lingua estão a dar linguados e aquilo prende e rasga as linguas, não é assim tão fácil como nas outras partes do corpo. De resto dou-te toda a razão.
ResponderEliminarBeijinhos.
Sim, esse tipo de emergências é mais complicado. Ainda assim quando duas pessoas com piercings na língua se beijam devem estar conscientes dos riscos que correm! E se uma das línguas rasgar a única operação médica a fazer é dar pontos na língua já sem o piercing... Urgh... até me estou a arrepiar! ;)
ResponderEliminaré por isso que não adiro a nada disso. não me importo que os outros o façam, mas eu nem pensar.
ResponderEliminare se viste no região de leiria o dono da loja cenas numa pergunta de opinião, também diz o mesmo que tu.
no entanto não deixo de ser amigo dele e de concordar com ele. ele tem a profissão que tem e eu não quero saber disso.
Concordo em absouluto com o post!
ResponderEliminarÉ URGENTE e IMPERATIVO que acabem com esta idiotice de Lei!
Até onde é q vai a Liberdade do cidadão?
Afinal isto é uma democracia ou não?!?
Estão a ser postas em causa muitas questões que me parecem do tempo da PIDE!
Espero que não se concretizem! (Ainda se fosse uma proposta do Paulinho Doors...!)
Pra que País é q caminhamos? Q Futuro?
Então continuem a votar na esquerda do PS e depois vão ver onde vamos parar.
ResponderEliminaruma coisa é regulamentar uma actividade, concordo
ResponderEliminaroutra é limitar a vontade individual do cidadão.
ca para mim o senhor que apresentou a proposta de lei, devia ter um filho que queria fazer um percing.
como não sabe dizer que não ao seu querido filho, Salvador, toca de fazer uma lei que o proíba.
hum, bem mais facil.
Rita para Presidente!!! :)
ResponderEliminar"balola"?? hahahahahahaha
Eu já tou a imaginar a ASAE a ler o teu post,depois a vigiarem-te e finalmente,no meio da rua,no meio do nada,vemos gajos a escorregar por uma corda outros a sairem de tras de carros,todos camuflados e coletes á prova de RG com bazucas a apontarem para ti e a dizer: mostra,mostra mostra :D
ResponderEliminarE pumba,levas a multa por teres piercing nos genitais e outra por desacato da ordem publica por teres mostrado hihihihhi
Há! E por falta de pudor!que isto da maneira que está qualquer coisa serve para caçar multas.
Até já*
LOL
ResponderEliminar