terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Lisboetas de gema e lisboetas de coração...


Já repararam que as pessoas que nasceram e viveram em Lisboa, ou apenas as que viveram lá durante algum tempo (principalmente as pessoas "antigas") quando se referem à cidade, fazem questão de especificar o nome das ruas?

O meu Pai fala muitas vezes de quando vivia na "Victor Bastos". Não sei onde fica, em Lisboa só sei onde fica a Rua Augusta e a Travessa do Guarda-Jóias, assim que me lembre de momento...

Mas acho isso muito engraçado. No outro dia estava a ver um documentário sobre Portugal nos anos 60/70, já não me lembro do nome. Entrevistaram pessoas do Porto e de Lisboa, pessoas "antigas". E as de Lisboa mencionavam sempre o nome das ruas. O meu avô também falava muito do nome das ruas, apesar de ter nascido no Brasil, viveu muito tempo em Lisboa. E no outro dia reparei que o avô do R., leiriense de gema, também fala assim. Trabalhou por Lisboa alguns anos. Quando os oiço falar assim, referindo sempre o nome da rua, vêm-me logo à cabeça imagens assim, a preto e branco, da Lisboa "velha cidade"...

Já repararam? Alguém tem alguma teoria explicativa deste fenómeno? Eu acho giro, mas ainda não consegui inventar nenhuma explicação plausível... Até sempre.

4 comentários:

  1. Até dá saudades de ir passear à Capital!
    Sim, passear, passar férias, ver concertos musicais, assistir a peças de teatro, enfim...é onde tudo acontece! Tudo, excepto a vida, com uma certa qualidade!
    Podem ter o Tejo mesmo ali ao lado, o mar como vizinho e os parques e jardins em cada canto, mas nada que compense verdadeiramente quem tem de se levantar às 6 a.m. e estar 1h parado no trânsito pra ir pagar estacionamento o dia todo enquanto trabalha e sem restaurantes com comida caseira pra almoçar!
    Eu sou alfacinha de gema mas axo que já não saberia viver numa tão grandiosa cidade! Minha querida Leiria...

    ResponderEliminar
  2. a minha avó que viveu em Lisboa, quando era nova, e trabalhava para o Sr, Afonso Lopes Vieira, tambem menciona o nome das ruas, sempre que fala da Cidade, eu próprio que vivi lá 5 anos faço mesmo.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que ha duas coisas que levam as pessoas a dizerem isso:
    1ª lx é tão grande tem tanta rua paralela a outras ruas que é dificil encontrar o k ker k seja sem saber o nome da rua;
    2º o bairrismo que existe em lx e que nao existe noutro local do país.
    Nascer em Lisboa,viver na capital e ser bairrista!

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Essa eu tb não entendo. Os meus pais que tb viveram na capital, tb falam assim. Vá-se lá saber porquê?!?

    ResponderEliminar

Atirem p'raí!