
Já repararam que as pessoas que nasceram e viveram em Lisboa, ou apenas as que viveram lá durante algum tempo (principalmente as pessoas "antigas") quando se referem à cidade, fazem questão de especificar o nome das ruas?
O meu Pai fala muitas vezes de quando vivia na "Victor Bastos". Não sei onde fica, em Lisboa só sei onde fica a Rua Augusta e a Travessa do Guarda-Jóias, assim que me lembre de momento...
Mas acho isso muito engraçado. No outro dia estava a ver um documentário sobre Portugal nos anos 60/70, já não me lembro do nome. Entrevistaram pessoas do Porto e de Lisboa, pessoas "antigas". E as de Lisboa mencionavam sempre o nome das ruas. O meu avô também falava muito do nome das ruas, apesar de ter nascido no Brasil, viveu muito tempo em Lisboa. E no outro dia reparei que o avô do R., leiriense de gema, também fala assim. Trabalhou por Lisboa alguns anos. Quando os oiço falar assim, referindo sempre o nome da rua, vêm-me logo à cabeça imagens assim, a preto e branco, da Lisboa "velha cidade"...
Já repararam? Alguém tem alguma teoria explicativa deste fenómeno? Eu acho giro, mas ainda não consegui inventar nenhuma explicação plausível... Até sempre.
Até dá saudades de ir passear à Capital!
ResponderEliminarSim, passear, passar férias, ver concertos musicais, assistir a peças de teatro, enfim...é onde tudo acontece! Tudo, excepto a vida, com uma certa qualidade!
Podem ter o Tejo mesmo ali ao lado, o mar como vizinho e os parques e jardins em cada canto, mas nada que compense verdadeiramente quem tem de se levantar às 6 a.m. e estar 1h parado no trânsito pra ir pagar estacionamento o dia todo enquanto trabalha e sem restaurantes com comida caseira pra almoçar!
Eu sou alfacinha de gema mas axo que já não saberia viver numa tão grandiosa cidade! Minha querida Leiria...
a minha avó que viveu em Lisboa, quando era nova, e trabalhava para o Sr, Afonso Lopes Vieira, tambem menciona o nome das ruas, sempre que fala da Cidade, eu próprio que vivi lá 5 anos faço mesmo.
ResponderEliminarEu acho que ha duas coisas que levam as pessoas a dizerem isso:
ResponderEliminar1ª lx é tão grande tem tanta rua paralela a outras ruas que é dificil encontrar o k ker k seja sem saber o nome da rua;
2º o bairrismo que existe em lx e que nao existe noutro local do país.
Nascer em Lisboa,viver na capital e ser bairrista!
Beijo
Essa eu tb não entendo. Os meus pais que tb viveram na capital, tb falam assim. Vá-se lá saber porquê?!?
ResponderEliminar