Estava eu hoje de manhã a beber o galão directo e a comer o croissant com queijo da praxe, a passar os olhos pelas gordas do CM, quando vejo uma notícia daquelas que até dá vontade de parar logo de comer. Então não é que despediram um cozinheiro de um hotel da cadeia Sana por terem conhecimento que o homem é HIV positivo?!? E o pior é que os tribunais deram razão à entidade empregadora! Que eu saiba o HIV não se transmite pelo manuseamento de alimentos. As probabilidades são mínimas, quase nulas até, se o indivíduo consciente da sua situação de saúde tomar as devidas precauções. Cientificamente está provado que o HIV se transmite através de relações sexuais desprotegidas, por via intravenosa (por exemplo partilha de seringas...) ou por via materna, da mãe infectada para o feto. Não me parece que ser seropositivo seja motivo para despedir ninguém. Ainda pior tendo em conta que este tipo de descriminação é contra a Constituição Portuguesa!
Quando fui ver o meu e-mail já lá tinha uma mensagem da amiga PC, sempre atenta a estas injustiças, com uma petição para assinar aqui . Se o cozinheiro estivesse constipado se calhar tinha de trabalhar na mesma, e este tipo de vírus é transmitido muito mais facilmente nestas condições! O que é que este cozinheiro vai fazer? Como se não fosse já suficientemente mau ser seropositivo! Ser discriminado profissionalmente por ter uma doença que não é impeditiva de trabalhar... e ainda dizem que Portugal é um país de brandos costumes!
Para mim é só mais uma prova de que a justiça portuguesa não funciona. Só mais uma, pois já tive muitas mais. Juntas médicas mandam trabalhar professores que a qualquer momento podem ter ataques à frente de crianças! Mas este homem não pode seguir com a sua vida normal e ter direito a uma profissão que já exercia há mais de 7 anos! Vá-se lá entender isto! Até sempre...
Eu já assinei!
ResponderEliminarAgora keria era isso na minha cx do ctt pra puder reencaminhar!
Obg
Olá mana! É para isso que serve o envelopezinho no fim da mensagem. Clicas no envelope e "voilá"! Beijinhos.
ResponderEliminarEntre uma probabilidade mínima ou uma quase nula... Todos sabemos que na cozinha se manuseiam facas e outros objectos cutilantes, que os acidentes nas cozinhas são comuns e que por esse motivo está legislado a obrigatoriedade da existência de uma caixa de primeiros socorros em local de fácil acesso. Creio, em minha opinião, que se trata de um caso de bom censo e não de discriminação. Mas vale prevenir, já que ainda não há forma de remediar.
ResponderEliminarOlá anónimo! Não sou especialista e toda a gente tem direito à sua opinião, mas fica sabendo que mesmo que o indivíduo infectado se corte e deite sangue para os alimentos é preciso a pessoa que os vai ingerir ter uma ferida na boca para ficar infectado. É um azar do caraças!! E por causa disso fica um homem sem emprego... quem é que lhe vai pagar as contas? Espero que as pessoas que como tu têm esse "bom censo" todo (e já agora é senso que se diz, censo é quando se contam os habitantes)tenham o bom senso também de os sustentar. Até sempre...
ResponderEliminarA cavidade bocal é um dos locais no corpo onde é mais fácil encontrar feridas ou pequenas infecções. Se há lacuna ao nível da saúde em Portugal, é na saúde oral. Não é assim tão raro alguém ter uma afta, cárie ou problemas de pequeno sangramento nas gengivas. Por alguma razão, o sexo também se quer Seguro, ao nível oral. Mas não entendo o drama. Só porque não pode cozinhar, têm de passar fome, ficar sem emprego e deixar de dar o seu contributo à sociedade. O Sr.só ficou sem o emprego que tinha pelas razões que apresentadas, não ficou impedido de trabalhar. Hão-de demorar mais uns aninhos para que ele fique sem condições para dar esse contributo, esperemos que muitos. Quem nos dera a todos poder fazer o que realmente gostávamos ou ter um emprego prá vida.
ResponderEliminarLá está, são opiniões... o drama para mim é muito simples: existe uma coisinha chamada "segredo profissional" que os médicos juram respeitar, mas que neste caso falhou. Há uma outra coisinha chamada "discriminação" que eu detesto e que niguém merece, seja por que motivo for: saúde, raça, religião, opção sexual, ..., ...
ResponderEliminarE mais, só porque nós somos frustrados na nossa profissão (atenção! estou-me a incluir neste grupo!) não deveriamos ficar satisfeitos quando mais alguém fica como nós. Até sempre...
O ARTIGO 69º, 70º, 72º e 73º do Código Deontológico (código de deveres) dos Médicos é esclarecedor no que respeita às causas em que o "segredo profissional" não é aplicado. Não creio que neste caso, se aplique o termo ou atitude “ discriminação “, mas sim a de Precaução. Tenho pena, que a pessoa em causa seja egoísta ao ponto de se sentir discriminada, por lhe ter de ser imposto, em minha opinião isso nem se deveria de colocar, que salvaguarde a saúde de terceiros. Numa cozinha é imposto aos manuseadores de alimentos que usem toucas, luvas de látex, farda própria para salvaguardar da contaminação directa ou indirecta dos alimentos, e, lá está, a saúde de terceiros, muito mais se impõem num caso destes. Se alguém está insatisfeito com a sua profissão, não sei, não é isso que está em causa.
ResponderEliminarEu ca para mim qq pessoa que comece a ponderar a justeza de se despedir uma pessoa pelos motivos expostos... bem...
ResponderEliminarterceiros?!?!?!? eu nem consigo ler estas belelas direitas.. desculpa la queridissima responsavel por este blog, sabes bem como sou extremado em determinadas coisas...
Ó MINHA BESTA IGNORANTE, MEU ESTUPIDO. Ja alguma vex te, desculpe, se deu ao trabalho de se informar, MAS INFORMAR, nao é indicar que tem conhecimento, das formas de transmissão do virus do HIV. Ja, por alguma vex pensou que, por exemplo a MAIOR transmissora do HIV neste pais foi uma senhora chamada Leonor Beleza (actualmente presidente da fundação Champallimout (Senhora reverenciada, idolatrada e MUITO bem considerada) que pensou por bem ser mais importante comprar sangue barato ao estrangeiro sem o mandar analizar, infectando DEZENAS de pessoas na década de 80. ESSA SENHORA POR ACASO FOI DESPEDIDA, OSTRACISADA, ou DESCRIMINADA onde quer que seja??? ESSA ASSASSINA.
Bem.. eu pessoalmente se me dissesse isso assim cara a cara, falava com um "sidoso nojento" amigo meu para ver se lhe pregava um daqueles belos linguados a ver se com o complexo, o carissimo senhor anónimo dava um TIRO NOS CORNOS e nos poupava a termos de viver com a sua insuficiencia intelectual. é que ainda por cima refugia-se no anonimato para poder ser ESTUPIDO.
ELE HA CA COM FILHOS DA PUTA PAHHHH, e a sua mãezinha é culpada.. sempre podia o ter afogado a nascença e poupar-nos a ter de ler estas merdas nojentas em sitios tão agradaveis como este blog.
e já agora: usa perservativo em TODAS as relações sexuais que pratíca?
HAAAA e vou-me dar ao luxu de ser anónimo também, quem gere este blog, no mínimo por esta altura ja sabe quem eu sou, e é tudo o que me interessa.
e não querida, isto se fosse só uma opinião não viviamos no estado em que vivemos a dizer que há paises mais avançados.. é que ainda por cima a pessoa em causa até parace ser minimamente formada, e não um qq mecânico ou servente de trolha dos que não teve a minima hipotse de receber educação efectiva.
deixa de respirar pahhh, poupa oxigénio aos que ca fazem falta